Timbalada, semente de um novo dia: banda completa 33 anos

Por EmPauta.net 08/02/2024 - 17:28 hs
Foto: Divulgação Ascom

Foi no início da década de 90 que nasceu a Timbalada, diretamente do Candeal, bairro que também tem como filho o criador da banda, Carlinhos Brown. Ao idealizar o grupo, que posteriormente se tornou um tradicional bloco afro de Salvador, a intenção do cantor era dar protagonismo aos moradores da comunidade e ao timbal, instrumento sempre presente em suas produções. 

Com 33 anos de história, a percussão da Timbalada tem sonoridade própria, que se tornou marco na musicalidade baiana. Consolidados no repertório da folia, os sucessos da banda são vários, entre eles: 'Beija-flor', 'Margarida Perfumada', 'Toque de timbaleiro', 'Mimar você' e o clássico grito 'Água mineral'.

Quem acompanhou boa parte da trajetória da banda e do bloco foi o vocalista Denny, que entrou no projeto durante sua segunda formação, em 1997. Para o cantor, a Timbalada não é só uma banda, mas uma faculdade musical e de vida. "Tudo que eu sei hoje foi a Timbalada que me proporcionou. Tudo na vida, em relação a todo tipo de conhecimento musical, cultural, línguas", afirmou o artista ao Metro1.

O primeiro desfile do bloco aconteceu dois anos antes da chegada de Denny, no auge do Papa Léguas, Camaleão e Asa de Águia. Apesar de ser novidade, o bloco alternativo conseguiu vender todos os abadás naquele ano. Uma das compradoras foi a foliã Juliana Guedes, que descreveu sua relação com a banda como de “identificação e amor”. “A Timbalada tem uma importância ímpar para o Carnaval de Salvador, já que agrada a um público diverso e consegue dar mais visibilidade à ancestralidade dos tambores”, disse Juliana, que também é fã de longa data do Olodum. 

Além das canções

Não foram só as músicas da Timbalada que marcaram a população. As pinturas corporais, inspiradas nos povos indígenas, viraram febre entre foliões e turistas. O centro cultural Candyall Gheto Square, que antes servia apenas para o ensaio da banda, cresceu e passou a receber outros eventos e shows, movimentando o comércio local. Além disso, o trabalho social de mais destaque vinculado à Timbalada é a Associação Pracatum, que promove ações educacionais para profissionalizar moradores do Candeal Pequeno.

Carnaval 2024

Em 2024, a aposta da banda para o Carnaval é a música 'Recua', composta por Buja, Capacete e Denny. O vocalista explicou que a ideia da canção surgiu após um show, enquanto pensavam na movimentação da pipoca, vista de cima do trio. "[A música] é sobre o empurra empurra de Salvador. Tem uma parte que fala 'lá vem os homens', por isso que o nome da música é 'Recua' e não Empurra, porque quando os 'homens' passam todo mundo abre, todo mundo Recua, se comporta", explicou Denny.

"Carnaval sempre foi isso, empurra, recua, sobe, desce, tropeça, levanta, vai de novo e sorri", acrescentou o cantor. "Espero que neste ano todo mundo seja feliz, como sempre foi, sempre pensando e agindo em paz, com vontade somente de querer brincar."

Fonte: Metro1